Emigrante que é emigrante anda sempre desesperado por encontrar algo que o faça lembrar de casa. Pois bem, como emigrante desesperada que sou, ando sempre a procura de coisas que me façam lembrar PORTUGAL.
Estão a perguntar-se o que é que procuro?? Ele é bacalhau riberalves; ele é azeite e vinho, ou então, mais ridículo ainda estar na rua e ouvir as conversas das outras pessoas à espera de ouvir um sotaque diferente do Brasileiro (eu sei que é feio ouvir as conversas alheias) e virar-me para a pessoa com quem estou e dizer, tenho a certeza que é Portuga.
Há mais um menos 4 meses uma amiga virou-se e disse: " Catarina ontem fui a um restaurante Português e você não vai acreditar para além de ser muito bom, um dos garçons é Português." PARA TUDO.... PORTUGUÊS???? Ok Catarina calma, faz como fosses uma pessoa normal e diz : " que legal... temos de combinar e ir." Passado 5 SEGUNDOS começo a mandar mensagens, meninas temos de ir a um restaurante Português... Urgente... NOW.
Depois de algumas semanas decidimos ir... Posso dar de caras um 10 ao restaurante, ambiente super acolhedor, super típico e garçons mega simpáticos... Sim porque é preciso ter paciência. Primeiro a dificuldade do vinho, depois os pratos, depois a sobremesa... A sério, se eu fosse os garçons dizia, será possível que não há uma coisa que dê para ser rápida?? =)
O restaurante é do conhecido chef Português Vitor Sobral. E nada melhor do que ser ele a descrever este belíssimo espaço.
“Grande parte das pessoas não faz o que gosta. Considero-me uma pessoa feliz por muito cedo descobrir a minha vocação e ter conseguido atingir os objectivos profissionais que pretendia. Tive o privilégio por desde o início de minha carreira viajar profissionalmente e, então retirar influências e conhecimentos que foram definindo a minha matriz na cozinha, em especial as oportunidades de visitar muitas regiões do Brasil que receberam a influência portuguesa e de todas as outras culturas que miscigenaram o país.
Portugal tem uma cozinha regional fantástica e influenciou várias gastronomias que por si próprias tiveram uma grande evolução. A riqueza de países como o Brasil, Angola, Moçambique, ou mesmo Macau, entre outros, são uma fonte de inspiração inesgotável para um profissional da cozinha.
Nunca me tinha verdadeiramente apercebido da forma como fui influenciado pelo Brasil até alguns anos atrás. Analisando os títulos das minhas criações, constato que comecei a usar fruta nas guarnições, confecções, ligação dos molhos e suas composições, de uma forma constante com produtos que conheci no Brasil. As farofas surgiram naturalmente, de farinha de mandioca, pão de trigo, broa de milho… Ao viajar pelo interior do Brasil, tive oportunidade de conhecer a cozinha regional e me apaixonar por matérias prima como o bacuri, a mandioca, o palmito fresco, a mandioquinha, o jambu e muitos outros. Resumindo, hoje, tudo isto faz parte da minha cozinha.
A Tasca da Esquina em São Paulo é o reflexo de toda a minha experiência como cozinheiro associada aos meus parceiros restauranters brasileiros.
Sempre ambicionei ter um restaurante no Brasil e aprendi que é necessário ter as parcerias certas e um conceito de sucesso.
O prolongamento da Tasca da Esquina de Lisboa para a cidade de São Paulo é a mistura do que há de melhor das duas culturas e dar a conhecer um Portugal atual.”
Tenho a dizer que amei este restaurante, por isso, já fiz questão de ir lá mais que uma vez.
As escolhas que fizemos foram surpreendentes, desde do vinho :
(que amei... e eu não sou mega fã)
Até aos pratos:
(Lombinhos de filé mignon com queijo da serra)
(bacalhau no forno)
Tudo estava super bem apresentado, com um sabor tipicamente português.
Localização
Tasca da Esquina
Alameda Itu, 225
Jardins • 01421-000 • São Paulo
Jardins • 01421-000 • São Paulo
XoXo