quarta-feira, 8 de maio de 2013

Detox


Bem como muitos de vocês sabem a minha área de formação é a nutrição e apesar de nunca ter falado sobre isso no blog , hoje decidi começar a abordar o assunto porque TODOS querem saber o que fazer para emagrecer. 

MAS CUIDADO... 

Como estou cansada de dizer às minhas amigas, não adianta querer perder peso sem saúde, porque depois ganham não só aqueles quilos a mais que tinham, mas mais uns quantos. 

Como todos sabem as modificações no estilo de vida nas últimas décadas, principalmente na vida urbana, devido à poluição, marketing, grandes níveis de stress e fast food, têm influenciado os nossos hábitos alimentares.

ATTENTION...

Apesar de ser nutricionista aquela pessoa que os chefs odeiam, que os donos de restaurantes mais ainda  não sou extremista. Tudo bem se de vez em quando comerem uma ou outra besteirinha. 


Apertem os cintos, endireitem as cadeiras... porque chegou a hora de ir às compras e de começar a encher os armários e frigoríficos cheios de coisas boas e saudáveis.  

Hoje vou falar de uma alimentação DETOX ou desintoxicante. 

Há uns meses atrás comecei a interessar-me por este assunto. E pensei cá para os meus botões... 
Mais uma dieta maluca que está na moda e as pessoas vão começar a fazer sem se informarem bem sobre o assunto.

A minha opinião actual não está muito distante da inicial, a única coisa que realmente mudou foi que a dieta detox ou alimentação detox é realmente eficaz se for acompanhada e explicada,  e se for feita de acordo com as necessidades calóricas de cada um (fiz um plano para uma amiga e ela já perdeu 8 quilos em 2 meses).

Há muitos mitos há volta das dietas. E um deles é o facto das pessoas só considerarem que estão a fazer dieta quando  passam fome e isso é MENTIRA. 

A alimentação detox baseia-se numa limpeza do organismo de doces e gorduras, ou outras substâncias que se vão acumulando ao decorrer do tempo, prejudicando o nosso bem estar e o bom funcionamento do nosso organismo. 

Por isso, como alimentação detox eu aconselho:

Uma dieta equilibrada, onde vamos ter o pequeno almoço café da manha , lanche da amanha, almoço, lanche da tarde e jantar. 


Optar por alimentos integrais
Beber bastante água 2 litros por dia
Frutas 3 a 4 porções por dia
Carnes Brancas ( Frango e Peru)
Legumes e Verduras











E claro, beber o belo do suco verde ou outro suco no pequeno almoço, lanche da manha  e da tarde.

Começar o dia com um belo suco verde ou outro suco sempre sem açúcar é muito mais energético do que começar com um café e um bolo. Este é rico em vitaminas, minerais, nutrientes e principalmente enzimas. Alguns possuem enzimas antioxidantes que melhoram o metabolismo, dando uma sensação de disposição e bem-estar. 

As enzimas antioxidantes já são algum tempo alvo de estudo... uma vez que estão associadas a processos anti-aging.  


Receitas de sucos detox: 





















Mas mais uma vez a dieta tem que ser elaborada individualmente, não só porque cada um tem as suas necessidades... mas também porque cada um tem os seus gostos. 


XOXO 

Sem comentários:

Enviar um comentário